top of page

CÃO CIDADÃO E COMPANHIA

O animal doméstico assume, cada vez mais, um papel importante na vida do cidadão, das famílias e na sociedade. Verificando-se, com frequência, que são encarados como legítimos membros efetivos da família, com uma relação com os donos bastante semelhante à de uma relação parental.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em 15/10/1978, defende os direitos dos animais e considera, entre outros pontos, que faz parte da educação, ensinar, desde a infância, a observar, compreender, respeitar e amar os animais. O novo estatuto jurídico dos animais - Lei n.º 8/2017, de 3 de março de 2017, publicado em Diário da República, que entrou em vigor a 01 de maio de 2017, reconhece os animais como "seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica".

No entanto, a responsabilidade pelo bem-estar dos animais domésticos não se limita às famílias e seus donos. A sociedade atual assume um papel relevante na defesa dos seus direitos e na criação de condições de convivência saudável e adequada entre todos os seus membros.

Desta forma, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, enquadrado no Projeto Educativo Local, promove o projeto CãoCidadão e Companhia, que visa a construção de espaços próprios de convívio, assim como, diversas atividades relacionadas com o bem-estar animal.

Apresentação Cão Cidadão e Companhia

Ações Desenvolvidas

 

 

 

© 2017 Conselho Municipal de Educação de Montijo

  • Facebook Social Icon
bottom of page